Equipa da Energia

A Equipa da Energia é a força motriz do projeto na Escola.

A sua missão na Missão Reduzir é:

  • Investigar e questionar sobre o consumo de eletricidade na Escola. Tal significa, por exemplo, (i) verificar se as portas e janelas exteriores estão calafetadas, (ii) saber se ocorreram mudanças relevantes no edifício da Escola nos últimos 3 anos (e, em caso afirmativo, que mudanças), (iii) identificar que aparelhos são utilizados para aquecimento/arrefecimento e se existe algum sistema centralizado, (iv) perceber como funciona a gestão da eletricidade no edifício, (v) conhecer o nível de conforto térmico experienciado pelos seus utilizadores, entre outros aspetos. Significa também caracterizar o comportamento habitual no uso da eletricidade por parte dos utilizadores da Escola, o que implica conhecer, por exemplo, se existe um horário específico para ligar e desligar o sistema de aquecimento/arrefecimento, e se as luzes das salas de aulas estão desligadas quando as salas estão vazias (e quem normalmente as desliga);
  • Propor e decidir sobre as ações a implementar na Escola para reduzir o consumo de eletricidade e a pegada carbónica (Plano de Ação), e informar a Câmara Municipal de Almada sobre (outras) ações que devem ser igualmente implementadas, mas que exigem investimento;
  • Inspirar e mobilizar toda a comunidade escolar para a ação;
  • Monitorizar e informar periodicamente a escola sobre as poupanças obtidas no consumo de eletricidade e a redução na pegada carbónica.

A Equipa da Energia deve agregar representantes de toda a comunidade escolar, i.e., Alunos, Direção, Docentes, Pessoal Não Docente e Encarregados de Educação.