Missão na Escola

O que é?

Missão Reduzir é um projeto educativo sobre o tema Eletricidade, Consumo Eficiente e Sustentabilidade dirigido a todas as Escolas do 1º ciclo do Ensino Básico do concelho de Almada, com enfoque nos alunos de 3º e 4º ano.

 

O que ambiciona?

Educar os consumidores de eletricidade “de amanhã” e prepará-los para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada, face à premência do tema “eficiência no consumo de eletricidade” num contexto de crescimento sistemático do consumo de energia, aumento crescente dos seus preços, dependência energética externa e alterações do clima.

 

Qual a missão da Escola?

  • 1. (In)Formar, sensibilizar e mobilizar toda a comunidade escolar para a adoção de boas práticas no consumo de eletricidade, que minimizam o desperdício, reduzem as emissões de gases com efeito de estufa e concorrem para a promoção de um desenvolvimento mais sustentável.
  • 2. Agir e reduzir o consumo de eletricidade e a pegada de carbono. A Missão tem uma meta: -5%.

Como se coloca em prática esta missão?

Em 3 fases sequenciais e percorrendo 7 passos fundamentais.

... As 3 FASES: (F1) Aprender; (F2) Fazer e (F3) Avaliar.

... Os 7 PASSOS:

  • P1: Constituir e dinamizar uma Equipa de Energia, i.e., um grupo de trabalho que reúne a comunidade escolar e é a força motriz da ação.
  • P2: Educar/Aprender sobre Eletricidade (e como melhorar a sua utilização), com vista a edificar um novo patamar de responsabilidade no consumo, mais consciente, mais eficaz e mais sustentável.
  • P3: Realizar um Diagnóstico sobre a utilização de eletricidade na escola e caracterizar os hábitos dos seus utilizadores.
  • P4: Definir um Plano de Ação que promova a eficiência no consumo de eletricidade na escola, com enfoque nas boas-práticas de ação quotidiana.
  • P5: Divulgar esse Plano de Ação junto da comunidade escolar, mobilizar todos os seus elementos para a ação, agir e, assim, Reduzir o consumo de eletricidade e a pegada de carbono da escola.
  • P6: Identificar Outras Medidas que promovem a eficiência e que requerem a realização de investimentos e apresentá-las à Câmara Municipal de Almada para avaliação.
  • P7: Monitorizar a execução do Plano de Ação e a redução no consumo de eletricidade e nas emissões de carbono.

Qual o calendário?

O projeto decorrerá ao longo do ano letivo 2014/15, com início previsto em outubro de 2014. As poupanças de eletricidade da Escola serão contabilizadas desde janeiro de 2015 até final de dezembro de 2015.
 

O que ganha a Escola?

50% do valor da poupança na fatura de eletricidade da escola, registada durante o ano 2015, será transferido pela Câmara Municipal de Almada para a escola, sob a forma de recursos escolares.

A escola que mais se destacar na Missão Reduzir será distinguida com o Prémio Ideias com Energia e será a protagonista da edição 2015 do Parlamento dos Pequenos Deputados do Fórum 21 da Criança.

 

Neste espaço convidamo-lo a conhecer o documento de apresentação da Missão Reduzir na Escola.