O Projeto

A Missão Reduzir é um projeto ancorado na comunidade escolar do 1º ciclo do Ensino Básico de Almada, que envolve as famílias dos Alunos e todos os outros residentes no município. 

 

Utilizando a educação como vetor de mudança, o projeto promove a sensibilização e a pedagogia sobre o tema eficiência energética e a responsabilização dos cidadãos (crianças, comunidade escolar e agregados familiares) para a tomada de atitudes e mudança de comportamentos relativos ao consumo de energia elétrica, que contribuam para combater o desperdício, reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e  para um desenvolvimento mais sustentável. 

A componente (in)formativa e pedagógica é coadjuvada pela concessão de incentivos de natureza económica, em função do desempenho na poupança de energia. 

Nas escolas, 50% da poupança obtida na sua fatura de energia elétrica em resultado das medidas comportamentais de eficiência no consumo concebidas e concretizadas pela comunidade escolar respetiva (Alunos, Professores, Direção e Pessoal Não Docente) reverte diretamente para a Escola, sob a forma de materiais e recursos educativos. Às famílias, é concedido um prémio aos 20 melhores desempenhos em matéria de poupança de energia elétrica, que se consubstancia num voucher para aquisição de equipamentos eficientes para casa. 

O projeto prevê a disseminação dos seus resultados à escala nacional e a possibilidade de, no futuro, outras Escolas do país poderem vir a utilizar o seu património.

Missão Reduzir foi objeto de candidatura, como medida do tipo intangível, ao concurso Plano de Promoção da Eficiência no Consumo (PPEC) destinado a promotores que não são empresas do setor elétrico, aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

O projeto decorrerá ao longo do ano letivo 2014/15 e terminará no final de 2015.