Pais

Em casa, Eu (também) Reduzo o consumo de eletricidade e a minha pegada carbónica.

O projeto Missão Reduzir dirige-se também às famílias dos Alunos, como uma extensão coerente e consequente do seu objetivo, da aprendizagem e da prática de ação na escola.

Em casa, pretende-se que as crianças atuem como agentes mobilizadores e inspiradores de ação. Como? Inquirindo, investigando, colocando em prática o conhecimento adquirido e as rotinas que já realizam na Escola, e tendo oportunidade de ampliar esse conhecimento e experiência prática. O Guia do Professor contém algumas sugestões que concorrem para a concretização desse envolvimento, que deve ser explorado e aprofundado no âmbito do Plano de Ação da Escola.

A Missão Reduzir convida todos os Encarregados de Educação e familiares a conhecer mais e a participar neste projeto escolar, bem como no desafio que se dirige à casa de todos os residentes no município de Almada.

Reduzir em Casa visa (informar e) mobilizar Pais e Filhos para a eficiência no consumo de eletricidade em casa, e premeia as 20 famílias do município de Almada que conseguirem as maiores reduções no consumo de eletricidade. Para tal, só têm de concorrer ao Prémio Eu Reduzo, e... Reduzir!

Com o intuito de auxiliar as famílias neste exercício, o espaço Reduzir em Casa apresenta um conjunto de informação direcionada às famílias, que integra uma listagem de boas-práticas de ação para reduzir o consumo de eletricidade a custo zero. Para as ações que requerem investimento, clarifica como avaliar se a mesma é custo-eficaz, i.e., se o investimento que exige é compensado pela poupança de energia obtida e (sendo-o) qual o período de retorno desse investimento.