Resultados Esperados

Missão Reduzir é um projeto que se espera ganhador para todos os envolvidos! 

 

Na Escola, espera-se uma redução mínima anual no consumo de energia elétrica de 5%. A comunidade escolar obtém um benefício tangível em resultado do seu (des)empenho na poupança de eletricidade, envolve-se na gestão de energia da Escola, passa a deter novos recursos educativos e ganha conhecimento prático na partilha de experiências entre si. 

Em Casa, o projeto prevê uma adesão de 3.000 famílias e uma taxa de redução no consumo de energia elétrica de cerca de 10%. As famílias que têm um contexto privilegiado de ação para reduzir a sua fatura elétrica e, por esta via, reduzir despesas correntes e otimizar o orçamento familiar, passam a deter uma maior consciencialização sobre consumo responsável e eficiente, e podem ver o seu (des)empenho reconhecido e premiado. 

A Câmara Municipal de Almada detém e gere o parque escolar municipal, e suporta a fatura de energia elétrica das escolas. O Município de Almada ganha, assim, eficiência na gestão do parque escolar, recursos financeiros para cofinanciar medidas adicionais de eficiência energética e reforça a sua ligação à comunidade escolar e com a sociedade, dando o exemplo em matéria de promoção do uso sustentável de energia nos equipamentos públicos. Por outro lado, o projeto contribui para o cumprimento do objetivo de 22% de redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) do Município, em 2020, assumido no âmbito do Pacto dos Autarcas.

A expectativa de redução das emissões anuais de GEE associadas ao consumo de energia elétrica do universo (escolas e famílias) impactado pelo projeto é, no mínimo, de 9%.

A sociedade e o país ganham, simultaneamente, mais eficiência, mais sustentabilidade e no combate às alterações climáticas. O projeto concorre para o cumprimento das metas (de redução de 20%) do Pacote Energia-Clima e da Política Energética Nacional, designadamente a redução em 25% do consumo de energia, até 2020, aumentando a produtividade do recurso eletricidade e minimizando os desperdícios associados ao consumo.